Saiba mais sobre o concurso da Polícia Civil da Bahia 2022

 


 Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.

Para quem não me conhece, sou Lorena, Delegada da Polícia Civil da Bahia e GranXpert aqui do Gran Cursos Online. Sou a Delegada mais jovem do Estado da Bahia e passei no primeiro e único concurso de Delegado que prestei, em 2018. Eu sou baiana e tive a bênção de ser aprovada no meu Estado.

Nos últimos dias, foi publicado o edital da Polícia Civil da Bahia, e eu estou muito feliz, ansiosa para receber vocês como meus futuros colegas.

O concurso PC-BA 2022 será uma grande oportunidade para aqueles que pretendem levar os estudos a sério e se manter no foco nos próximos meses. Isso porque, além de terem sido abertas muitas vagas, a previsão é que sejam nomeados todos que forem aprovados na segunda fase do concurso.

Isso mesmo! Se você ficar acima da nota de corte na primeira fase e conseguir alcançar o mínimo de 70 pontos na prova discursiva, muito provavelmente você será um dos novos Policiais Civis da Bahia.

A necessidade do órgão é imensa, e o último concurso não conseguiu preencher todas as vagas ofertadas, diante da dificuldade do certame. Foram abertas 82 vagas para o cargo de Delegado de Polícia, com apenas 12 aprovados e nomeados; 38 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia, com apenas 10 aprovados e nomeados; e 880 vagas para o cargo de Investigador de Polícia, com cerca de 280 aprovados e nomeados. Além disso, de 2018 para cá, foram muitas aposentadorias, e a previsão é que muitos servidores do quadro se aposentem nos próximos meses.

No concurso atual, foram abertas 150 vagas para o cargo de Delegado, e 300 candidatos avançarão para a segunda fase. Se esses 300 conseguirem atingir os 70 pontos na segunda fase, é muito provável que todos sejam nomeados durante o período de validade do concurso. O mesmo se aplica para os demais cargos. No caso de Investigador de Polícia, foram abertas 700 vagas, de modo que 1.400 terão a sua prova discursiva corrigida. Desse número de candidatos, todos aqueles que fizerem 70 pontos ou mais, certamente se tornarão Policiais Civis da Bahia.

Dessa forma, meu conselho é que você não se preocupe com a concorrência e direcione as suas energias em dar o seu melhor, buscando fazer a maior pontuação possível na prova objetiva, e treinando para a prova discursiva, a fim de responder as perguntas de forma satisfatória e alcançando a nota de corte exigida.

Também não precisa se preocupar com o nível de dificuldade da prova objetiva e o alto rigor na correção da prova discursiva, comparando o atual concurso com o ocorrido no concurso da PC-BA de 2018, o meu. Não é esperado que essa situação se repita em 2022, pois a Polícia Civil da Bahia precisa urgentemente de novos servidores, sob pena de colapso total.

Como você pode ver, seu maior adversário nesse concurso será você mesmo. Mantenha-se firme no seu propósito e fiel às suas metas, ciente de que a decisão de estudar e levar os seus objetivos a sério só depende de você.

Há quatro anos, eu estava no seu lugar. Quando o meu edital foi publicado, eu enxerguei ali a grande oportunidade da minha vida, e realmente foi. Mais do que nunca, coloquei os meus estudos como prioridade e dei tudo de mim em prol daquele concurso. Mesmo com todas as dúvidas e o medo de dar errado, sentimento comum a todos os concurseiros, eu não deixei os pensamentos negativos tomarem conta de mim e me concentrei somente nos estudos e na aprovação.

Eu abri mão de muita coisa, como tem que ser no estudo para concurso público. Durante três meses, a minha vida girou em torno de uma coisa: fazer tudo que fosse possível para me tornar Delegada da Polícia Civil da Bahia. Eu me dediquei muito, e Deus permitiu que o meu sonho se concretizasse.

Eu estava com tanto foco e estudei tanto, que nem a alta dificuldade da prova objetiva e a correção extremamente rigorosa da banca na segunda fase foram capazes de tirar de mim o que era para ser meu. Eu tinha certeza de que seria aprovada naquele concurso, porque eu fiz tudo que precisava fazer e fechei todas as lacunas e possibilidades de dar errado, como gosto de falar para os meus alunos. Quando você faz tudo que é necessário fazer, você fecha as portas para o azar, e nada te impede de conquistar o que já está guardado para sua vida.

Assim, desejo que você aproveite essa oportunidade como eu aproveitei, e dê o seu melhor, batalhando dia após dia e visualizando que a sua vitória já está reservada. Só depende de você! Acredite em você e no chamado que você sente no seu coração, pois eu senti, e tudo se tornou real, por meio do meu esforço.

Hoje sou extremamente feliz e realizada por ser Delegada da Polícia Civil da Bahia. Tenho muita gratidão a esta instituição que, mesmo com seus defeitos, vejo avançar e progredir a cada dia e que com certeza evoluirá muito mais com a chegada de vocês. A PC-BA está se modernizando e se aprimorando consideravelmente, e a oxigenação do quadro de servidores, esperada com o concurso de 2022, será uma importante etapa nesse processo.

Nos próximos dias, trarei mais algumas informações sobre a Polícia Civil da Bahia, bem como algumas dicas para o concurso, a fim de te motivar e te manter firme no seu propósito.

Estou à disposição para eventuais dúvidas. Contem comigo e estamos juntos!

Por Luana Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concursos públicos do INSS e Receita Federal oferecerão quase 1.700 vagas

COMO RETOMAR OS ESTUDOS DEPOIS DE UMA PAUSA?

INSS: Ministro confirma proposta ao ME