domingo, 23 de março de 2008

Receita para passar em qualquer concurso


Quer passar em concurso?


E ntão siga as dicas valiosas do Alexandre Mantovani. Seguindo-as à risca, inevitavelmente será aprovado em qualquer concurso.

Vamos lá!

1) Compre ou arrume uma cadeira bem confortável. É nela que você passará a maior parte do dia.
2) Arrume ou compre um suporte para os livros ou apostilas. Isto evitará dores no pescoço e aumentará o seu tempo e rendimento nos estudos.
3) Seu local de estudo deve ser confortável, silencioso, arejado e deve conter apenas materiais voltados para o concurso que você deseja prestar.
4) Deixe água próxima de você e o telefone, de preferência, desligado ou, se possível, em outro cômodo da casa.
5) Peça a seus familiares para não incomodá-lo.
6) Separe TODO o material de estudo de que vai precisar (Livros, apostilas, impressos da Internet, jornais, revistas, cadernos, anotações, resumos, simulados, caderno de exercícios e provas anteriores).
7) “Jogue fora” a sua calculadora. Ela não poderá ser usada em nenhum concurso e você precisará aprender a fazer contas bem rapidamente sem ela.
8) Separe um relógio digital, um bloco para anotar o tempo de estudo e não perca tempo com digestão de almoço ou janta (30 minutos são suficientes).
9) Treine sua habilidade em fazer provas. Para isso, deverá conhecer tudo sobre a banca examinadora do concurso, desde o que for publicado no edital e o estilo da prova.
10) Leia TODO o Edital. Geralmente ele traz algumas informações que, se não lidas ou não observadas, poderão ELIMINÁ-LO DO CONCURSO.
11) Invente questões de prova e faça-as como se fosse a própria prova. Treine !
12) Estude por CICLOS. Separe de 4 a 8 horas por dia para se dedicar aos estudos.
13) Alterne matérias de cálculo e matérias de memorização.
14) Faça os exercícios sobre um mesmo assunto aos poucos, e não tudo num só dia.
15) Faça revisões acumulativas toda semana.
16) Faça um quadro resumo de controle de horas de estudo por dia / disciplina .
17) Se quiser tirar um dia para descansar, se for o caso, deixe o Domingo LIVRE. O descanso é importante para recuperar as energias para a próxima etapa de estudo.
18) Visite fóruns de concurseiros ou blogs (Ex.: fórum pci, fórum concurseiros, etc. ; podem ser encontrados facilmente no Google). Os outros concurseiros sempre ajudam àqueles que buscam por alguma dica de estudo ou material. Além disso, estão sempre antenados sobre macetes e novidades sobre o concurso.
19) Procure fazer amizades com pessoas que fazem concursos e evite a companhia de pessoas que vivem dando desculpas para não estudar.
20) Deixe a última semana anterior à prova para fazer revisões.
21) Elabore MAPAS MENTAIS, quadros e pequenos resumos feitos em uma única folha, coloridos e despadronizados que ajudam a memorizar aquela parte difícil da matéria.
22) Faça anotações nos livros de concurso e nas apostilas. Não tenha pena deles.
23) Leia livros de autores que se consagraram por passarem em concursos (Ex. William Douglas e Lia Salgado). Eles te ensinarão dicas valiosíssimas e aumentarão a sua motivação para o estudo.
24) FAÇA CURSINHOS PREPARATÓRIOS. Se para o Professor já é difícil separar os tópicos importantes que cairão na prova, imagine pra você que é leigo. Você precisa que o tempo corra em seu favor e não contra você.
25) Na sala de aula, sente-se da terceira carteira pra frente e nunca dela pra trás. Isto evitará que você se distraia com colegas que estão sentados à sua frente. Sua atenção deverá estar voltada 100% do tempo para as explicações do professor.
26) Nunca se sente no mesmo lugar da sala. Varie sempre. Sente-se um dia à direita, outro dia no centro, outro dia no canto, outro dia no centro novamente, outro dia à esquerda e assim sucessivamente. Quando estiver fazendo a prova, você vai lembrar que a resposta da questão que você está resolvendo é aquilo que o professor comentou quando você estava sentado no meio da sala, por exemplo.
27) Treine fazer exercícios ao máximo e de todos os tipos (múltipla escolha, Certo e Errado, Verdadeiro /Falso, questões dissertativas, redações). Desta forma, você estará preparado para todo tipo de prova.
28) Simule uma prova em casa, marcando o tempo de resolução no relógio.
29) Ao fazer resumos, coloque neles apenas o que você ainda não sabe. Não ocupe espaço neles com aquilo que você já sabe ou com informações irrelevantes. Isto possibilitará que você leve poucas folhas para revisar minutos antes da prova.
30) No dia da prova, leve água mineral, barras de cereais, mel ou caixinhas de achocolatado que sejam fáceis de abrir. Você não pode perder tempo abrindo embalagens ou passando maus bocados. Lembre-se que o tempo deve ser o seu aliado. Evite alimentos que provocam muita sede, como chocolates, balas e biscoitos secos ou muito doces. Quanto mais sede você sentir, pior. Fará com que se hidrate em excesso e terá que se levantar muitas vezes para ir ao banheiro. NÃO PERCA TEMPO.
31) Não leve Red Bull ou outros energéticos. Eles aumentam a sua pressão arterial provocando dores de cabeça e não é isso que você quer na hora da prova.
32) Reserve de 30 a 45 minutos para marcar o seu cartão de respostas e CUIDADO PARA NÃO DERRAMAR A SUA ÁGUA NELE OU AMASSÁ-LO OU RASGÁ-LO OU COISA PARECIDA. Isto poderá eliminá-lo do certame.
33) Se for possível você se sentar ao fundo da sala, faça isto. Quanto mais longe da mesa do fiscal, mais difícil de perder a concentração com as pessoas que sairão logo do local da prova fazendo barulho e tirando o seu nível de concentração.
34) NÃO DESISTA ! NUNCA! JAMAIS ! NEVER !
35) PERSISTA! Reprovações são coisas normais na sua trajetória até a vitória. Se você não passou por pouco, é sinal de que está chegando a sua hora de passar !!! Não desista nesse momento, pois serve pra que veja que sua aprovação está próxima.
36) Ao sair o resultado do concurso, entre com recurso contra aquela ou aquelas questões que julgar incoerentes ou mal formuladas pela banca. Isto poderá fazer com que você ganhe mais uns pontinhos e se livre da reprovação por causa da nota de corte. Não custa nada, só ajuda e você não terá nada a perder.
37) Como uma dica acessória, procure começar fazendo concursos mais simples. Eles te ajudarão a ganhar experiência e habilidade de fazer provas.
38) Cuide de sua saúde. Não perca tempo com “baladas”, novelas, viagens desnecessárias, papo furado ou qualquer coisa que não seja o concurso, pois separado o tempo para o lazer, todo o tempo que não estiver comprometido com seus outros compromissos deverá ser seu tempo de estudo.
39) Mais uma vez, NÃO DESISTA ! NUNCA !
40) Última dica: mantenha DEUS sempre ao seu lado e permaneça sempre com Ele !

DICA EXTRA: Estude Português, sempre que puder!

FAZENDO ISTO, VOCÊ VAI PASSAR!

Por Alexandre Mantovani (www.blogdoconcurseiroale.blogspot.com)

0 comentários:

Postar um comentário

• DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
• OBRIGADO PELA VISITA