"Homeschooling" é aprovado na Câmara e educação pode ter imensurável avanço


homeschooling no Brasil



A Câmara dos Deputados concluiu na última quinta-feira (19) a votação do Projeto de Lei (PL) 3.179 de 2012, que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, também conhecida como Escola em casa ou do inglês homeschooling.

Com o texto-base da proposta aprovado, os deputados retomaram a votação e rejeitaram os destaques apresentados. Com a conclusão, o PL segue agora para análise do Senado.

De acordo com a proposta, para usufruir da educação domiciliar, o estudante deverá estar regularmente matriculado em uma escola, que acompanhará o desenvolvimento educacional durante o período.

Os pais interessados em ensinar os filhos em casa deverão seguir a Base Nacional Comum Curricular definida pelo MEC. Além disso, poderão ser incluídas matérias e disciplinas adicionais à rotina de ensino.

Também será exigida, de ao menos um dos pais ou responsável, a comprovação de escolaridade de nível superior ou em educação profissional tecnológica, em curso reconhecido. Eles também não podem ter antecedentes criminais.

Os responsáveis terão de garantir a convivência familiar e comunitária do estudante e a realização de atividades pedagógicas para promover a formação integral do estudante, contemplando seu desenvolvimento intelectual, emocional, físico, social e cultural.

Será de responsabilidade dos pais manterem registros periódicos das atividades e encaminhar, a cada três meses, na forma de relatórios, à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso do INSS 2022: Divulgado resultado do concurso público do INSS pra Técnico do Seguro Social

Concurso do TRT-PR será organizado pela Fundação Carlos Chagas

BRB: Provas em todas as capitais